Friday, May 18, 2007

PAD - tradução

UNIDADE DIDÁCTICA 1
Exercício 1
Defina e relacione estes três termos: fé, revelação, teologia

Exercício 2
Exponha o significado de fé para o Novo Testamento

Exercício 3
“Na decisão de fé, o crente não pode renunciar às exigências fundamentais da sua liberdade humana, que o proíbem de tomar ou manter esta decisão fundamental sem conhecer suficientemente as razões que a justificam; deve, pois, poder discernir se o seu chamamento à fé é uma persuasão meramente subjectiva (uma ilusão) ou antes uma realidade. Para isso, precisa dos “signos” que manifestem a origem divina do cristianismo e de um conhecimento dos mesmos. Mas o acto de fé não é a conclusão de uma demonstração racional. Acto de fé é um mistério para o próprio crente, um mistério vivido por ele na decisão específica da fé: o crente sente que vive em comunhão de vida e diálogo pessoal com Deus. É o encontro do mistério do Absoluto como palavra e graça com o mistério do homem e como resposta e entrega de si mesmo” (Juan Alfaro, Revelación cristiana, fé e teologia).

1. Responda a estas perguntas:
a) Podemos afirmar, partindo deste texto, que a fé não precisa da razão? Porquê?
b) Significado da expressão: “o acto de fé não é a conclusão de uma demonstração racional”.
c) Defina “revelação” e “fé”, segundo este texto.

2. Compare este texto com a afirmação da Dei Verbum, 5: “Pela fé, o ser humano entrega-se total e livremente a Deus, e oferece-lhe a homenagem da sua inteligência e da sua vontade, concordando livremente com a sua revelação”.


UNIDADE DIDÁCTICA 2
Exercício 1

Defina os seguintes conceitos, usando expressões pessoais.
* Padres da Igreja
* Neoplatonismo
* Quaestio
* Teologia da Cruz
* Modernismo

Exercício 2
Exponha de forma sintética as características da teologia monástica e da teologia escolástica, referindo os seus principais representantes.


Exercício 3
Leia os seguintes textos do Vaticano II: Lumen gentium, 25; Dei Verbum, 2-4; Gaudium et Spes, 57,62; Christus Dominus, 13; Optatam totius, 15,16; Unitatis redintegratio, 10,11.
1. Realce ideia ou ideias que considere mais importantes em cada uma deles.
2. Assinale as alíneas ou pontos das Unidades Didácticas em que se encontram recolhidas, directa ou indirectamente, estas afirmações do II Concílio do Vaticano.

UNIDADE DIDÁCTICA 3
Exercício 1
Defina os seguintes conceitos, utilizando expressões pessoais:
* Canon
* Lugares teológicos
* Magistério
* Apologética
* Teologia Pastoral

Exercício 2
Exponha brevemente o significado de tradição apostólica e tradição eclesial.

Exercício 3
“A teologia é um serviço desinteressado que se presta à comunidade dos fiéis. Por isso, inclui como elementos essenciais o debate objectivo, o diálogo fraternal, a sinceridade e a disposição para a mudança de opiniões próprias.
O fiel tem direito a saber porque persevera na fé. A teologia deve mostrar ao ser humano onde tem o seu fundamento último. Por isso, recebeu a Igreja o espírito da verdade. O magistério existe para testemunhar a verdade da palavra de Deus, sobretudo quanto está ameaçada de deformações e mal-entendidos. Neste contexto, há que ter em conta, igualmente, a infalibilidade do magistério eclesial. A Igreja deve ser muito humilde e, por outro lado, estar certa de possuir aquela verdade, aquela doutrina sobre a fé e os costumes que recebeu de Cristo, o qual a dotou do dom da infalibilidade neste âmbito. É certo que a infalibilidade ocupa um lugar menos central na hierarquia das verdades, mas é, de certo modo, a chave dessa certeza com que se professa e se anuncia a fé, e também da vida e da conduta dos fiéis. Quando este princípio básico cambaleia ou é destruído, começam a dissolver-se as verdades mais elementares da nossa fé. O amor à Igreja concreta, que comporta a fidelidade ao testemunho de fé e ao magistério eclesial, não é impedimento para o labor do teólogo nem o priva em absoluto da sua autonomia irrenunciável” (João Paulo II, Discurso aos teólogos em Altötting, Alemanha, 18-11-1980).

1. Refira as ideias fundamentais do texto.
2. Responda a estas perguntas:
a) Que função atribui João Paulo II à infalibilidade?
b) Por que correm perigo as verdades da nossa fé ao pôr-se em questão a infalibilidade?
3. Relacione estas ideias com o que estudou sobre “magistério e teologia”


Exercício complexivo
1. Leia com atenção os números 92-108 da encíclica Fides et ratio e faça um breve resumo que recolha as ideias fundamentais.

2. Compare com o que aprendeu no manual.

No comments: