Wednesday, June 13, 2007

Tertuliano e alguns textos

Tertuliano introduz o termo "trinitas" (trindade). Advogado convertido ao cristianismo.
Grande pensador. Dele é esta frase constantemente citada: "O sangue dos mártires é semente de novos cristãos".
Aderiu ao montanismo.
Montanismo (de Montano, padre da Ásia Menor que chega a intitular-se o "Paráclito" prometido por Jesus): movimento herético cristão, surgido na segunda metade do séc. II. Esperavam o iminente regresso de Cristo à terra, pelo que viviam com o mais rigoroso ascetismo. Davam mais valor aos profetas carismáticos do que aos bispos. Importante presença feminina no movimento.
Tertuliano, no início pensa que os pecados graves podem ser perdoados uma vez na vida. Quando adere à seita, considera que alguns, como o adultério, jamais poderão ser perdoados em vida.

“Fora todas as tentativas de elaborar um cristianismo enfeitado com os elementos procedentes do estoicismo, do platonismo e da dialéctica! Não temos necessidade de discussões intrincadas, porque temos Jesus cristo: nem temos curiosidade, porque temos o Evangelho. Possuindo a nossa fé, não desejamos nenhuma outra ciência”
In “Prescrição contra os hereges”

“Será permitido ao cristão viver de espada na mão, quando o Senhor afirmou que quem se servir da espada morrerá pela espada? Há-de ir ao combate o filho da paz, ao qual está mesmo interdita a disputa? (...) Há-de fazer guarda diante dos templos aos quais renunciou? (...) Há-de levar o estandarte rival de Cristo?
In “A Coroa dos Militares”

No comments: